Élan. A festa dos 6 meses no Porto
A revista: uma pedrada no charco. No Porto o estalar do verniz.
Ao fim de 5 meses a Élan já tinha tiragem acima de 20.000 exemplares, resultados bons num tempo em que falar abertamente sobre sexo ainda era tabu. A par da beleza feminina bem retratada por muito bons profissionais da fotografia, contribuía muito a qualidade do conteúdo: contos, entrevistas, reportagens, artigos de moda, viagens e artes.
Em Julho de 1987 toda a equipa foi ao Porto promover a revista. Os anos 80 foi a época de ouro dos desfiles de moda e das primeiras top models. Muito disputados os convites para a festa exclusiva dos 6 meses na boite Twin’s. Para o desfile de moda levámos manequins como Ana Bastos, Ana Wilson, Cristina Câmara, Elsa Rodrigues, Laura de Pinã, Rosa Vieira.
Ao chegar ao hotel as manequins apareceram já todas produzidas, muito bem maquilhadas e vestidos maravilhosos do estilista José Carlos. O jornalista Carlos Gil ‘Isabel, juras que são as mesmas meninas que vieram connosco no comboio?’ A viagem foi muito divertida.
No jantar no restaurante do Twin’s estava tudo muito formal, perdeu-se um pouco da alegria do grupo. Por pouco tempo pois eu comecei a atirar bolinhas de pão para as mesas do lado. Só me lembro do ar reprovador do anfitrião, o José Manuel Simões.
Na discoteca o ambiente estava ao rubro na ‘casa nocturna mais emblemática e elitista da invicta’. A equipa de produção de moda da Élan estava no seu melhor.
Fiquei com a impressão que os meninos da Foz confundiram passagem de moda com show de strip. ‘Parece que trouxemos carne para canhão’ disse-me o Xis Calheiros. Na pista de dança tinha estalado todo o verniz dos convidados. Olhavam para mim como se fosse a madame do bordel. Cheios de copos aqueles jovens e velhos parecia que tinham descido ao ‘Trombinhas’, o Elefante Branco. Todas as mulheres do nosso grupo começaram a ficar muito incomodadas com todo aquele assédio. Ao João Tito de Morais: ‘O Pedro já está a tratar dos carros para nos levar’. Dei uma de Viúva Porcina e recolhi todas as meninas. Continuámos a festa no hotel. Até de manhã.