Obrigado ao amigo Rui Brites pela referência ao filme ‘Hysteria’ que conta a história da invenção que mudou a vida de muitas mulheres e que complementa a minha publicação no Facebook sobre a invenção do vibrador.
Nos consultórios dos profissionais que tratavam dos "males femininos" durante a Inglaterra vitoriana, a "massagem clitoriana" era considerada o único tratamento adequado contra a histeria, de maneira que centenas de mulheres iam ao médico para que tivessem a zona massajada e induzida a um "paroxismo histérico", hoje conhecido como orgasmo.
Então, nada mais natural do que inventar um equipamento que pudesse ajudar os médicos nessa árdua missão de dar algum alívio às mulheres que sofriam desses problemas.
Em 1880, o doutor Joseph Mortimer Granvillee cansado de tanto masturbar manualmente as suas pacientes, patenteou o primeiro vibrador eletromecânico com forma fálica.
Esta história é contada no filme ‘Hysteria’ (Boas Vibrações) realizado por Tanya Wexler em 2012 (Boas Vibrações), com Hugh Dancy, Maggie Gyllenhaal, Jonathan Pryce e Rupert Everett.
Sinopse: Inglaterra, meados do séc. XIX. O jovem Dr. Mortimer Granville é contratado por Robert Dalrymple (Jonathan Pryce), um conceituado médico especializado em "medicina feminina". Com muitas mulheres inglesas diagnosticadas com histeria, o Dr. Dalrymple tenta encontrar uma cura para a enfermidade. Convencido que a origem do problema está no útero, trata as suas pacientes com uma técnica de massagem manual aos órgãos genitais que, após algumas convulsões, promete resultados surpreendentes. Apesar de fora do comum e bastante inovador para a época, o tratamento faz tanto sucesso que os dois médicos não têm mãos a medir. Recebendo cada vez mais pacientes, o jovem médico acaba por desenvolver uma tendinite. Disposto a aliviar a dor crónica que sente, o Dr. Granville descobre, num aparelho inventado pelo seu amigo Edmund St. John-Smythe (Rupert Everett), a solução perfeita para resolver a questão: um aparelho de massagens elétrico com propósitos medicinais. De início…